Trabalho de Pesquisa dirigido aos alunos do 7.º Ano


Comemoração do “Dia da Energia”
Sensibilizar a comunidade para uma maior utilização das fontes de energia renováveis.

1. Introdução

A utilização dos recursos energéticos é um dos principais fatores responsáveis pelas alterações climáticas. O aumenta da utilização dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), desde o início da era industrial provocou um aumento de cerca de 30% da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, principal responsável pelo efeito de estufa (aumento da temperatura média do planeta Terra) e a libertação de outros gases poluentes, causadores de chuvas ácidas.
O desenvolvimento económico e os estilos de vida da sociedade implicam a disponibilidade de um abastecimento adequado de energia. Dela dependem a iluminação, a climatização das habitações, os transportes, a produção de alimentos e a sua preparação, o funcionamento das indústrias, etc.
A sustentabilidade da vida no planeta exige um maior aproveitamento das fontes de energia renováveis como, por exemplo, a água, o vento e o sol. Pois, estas fontes de energia não são poluentes e não são esgotáveis, ao passo que as fontes de energia não renováveis, que demoram milhões de anos para se formarem, são consumidas a uma taxa superior à de produção, podendo vir a esgotar-se.
Face à situação difícil em que o mundo se encontra relativamente à utilização da energia, compete a cada cidadão tomar as opções mais amigas do ambiente. 

O que podes fazer para que o planeta onde vives seja mais sustentável?

2. Tarefa

O desafio proposto é o seguinte:
Refletir sobre a situação difícil em que o mundo se encontra relativamente à produção de energia para dar resposta ao progresso económico e à melhoria da qualidade de vida, sem pôr em causa a sustentabilidade do planeta. Neste sentido, conjuntamente com o teu grupo de trabalho, deverás preparar uma campanha de sensibilização da comunidade escolar para um maior uso das fontes de energia renováveis.
O planeta precisa do teu contributo!

3. Processo

Integrada(o) num grupo de 4 elementos vais fazer uma pesquisa sobre as fontes de energia renováveis: eólica, hidroelétrica e solar, e não renováveis: carvão, petróleo e gás natural. Cada grupo deverá escolher apenas uma delas para fazer a divulgação à comunidade, através de um cartaz com imagens sugestivas e textos apelativos. Assim, cada um dos elementos do grupo deverá escolher desempenhar uma das seguintes tarefas:

1. Elaborar o título do cartaz e selecionar uma imagem sugestiva para colar no cartaz relacionada com a fonte de energia escolhida.
2. Escrever o que é essa fonte de energia e quais as suas vantagens e desvantagens do seu uso.
3. Descrever as aplicações dessa fonte de energia no dia a dia.
4. Escrever uma breve mensagem sobre a fonte de energia selecionada.

Alternativa aos pontos anteriores:
- Criar desenhos e frases que possam ser usados em t-shirts ou autocolantes.
- Escrever mensagens apelativas para promover o consumo moderado da energia.



4. Recursos

Para cumprires o desafio podes utilizar os seguintes recursos:

4.1. Significado de sustentabilidade

4.2. Energias renováveis em geral

4.3. Vantagens e desvantagens das energias não renováveis

4.4. Vantagens e desvantagens das energias renováveis

4.5. Simulador para poupar energia

5. Conclusão

Finda a realização do presente trabalho adquiriste conhecimentos muito relevantes sobre as energias renováveis e não renováveis, passando a reconhecer que a utilização das energias renováveis permitem assegurar a sustentabilidade do planeta.
Cumpriste um dever de cidadania ao colocar os teus conhecimentos ao serviço da comunidade, sensibilizando-a para a utilização das energias renováveis como forma de proteger e preservar o ambiente e a vida na Terra.

6. Avaliação

Cada grupo deve procurar responder às seguintes questões:

1. O cartaz apresenta boas ideias para a campanha de sensibilização?
2. A comunicação das ideias é apelativa e adequada?
3. Acreditam que as vossas ideias possam mobilizar a comunidade para uma maior utilização das energias renováveis?
4. Apelaram à moderação do consumo de energia no dia a dia?
5. Sobre o mesmo tema gostariam de promover outras iniciativas?